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O sono é um processo vital do corpo humano, essencial para o funcionamento perfeito do organismo. A privação do sono em longo prazo, a insônia, faz com que o vigor físico, a resistência a doenças, a atenção, a coordenação motora e muitas outras atividades sejam seriamente prejudicadas. Mas a insônia tem cura?

A cura da insônia se dá através de uma série de medidas a serem implementadas em curto e longo prazo. Para alguns pacientes, pode ser indicado o uso de medicamentos que quebrem o ciclo das noites sem dormir. Juntamente a isso, pode-se associar terapias alternativas como a ioga, a homeopatia e a acupuntura. E principalmente, mudar os hábitos e rotinas diárias, incluindo a prática de exercícios físicos regularmente.

Confira mais algumas dicas de como driblar o problema:

– Evitar fumar e tomar café, chá preto, refrigerantes à base de cola e qualquer item que contenha cafeína ou nicotina;

– Evitar refeições pesadas antes de dormir;

– Fazer exercícios físicos, de preferência pela manhã;

– Tomar um banho morno pouco antes de dormir e iniciar um “ritual do sono”;

– Fazer uma refeição leve (por exemplo, leite ou derivados), pouco antes de dormir;

– Evitar TV ligada, relógio, luz, barulho e qualquer tipo de distração dentro do quarto;

– Se não conseguir dormir após 20 a 30 minutos, não fique tentando, saia do quarto e se distraia, lendo, por exemplo;

– Nunca leve problemas, angústias e preocupações para a cama, tente resolvê-los ao longo do dia.

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