Dormir bem

Para o vestibular, estudar durante longas horas é importante, porém, passar noites em claro e deixar de dormir até chegar à exaustão pode ser um tiro no pé. Isso porque o sono de qualidade pode dar aquela força na hora da prova.

Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, mostrou que dormir está intimamente associado ao aprendizado, pois favorece a consolidação na memória de novas informações adquiridas. Segundo os pesquisadores, essa consolidação é um processo ativo que ocorre com a ajuda de neurotransmissores e neuro-hormônios secretados durante o sono.

Segundo o estudo as pessoas se lembram melhor de informações depois de uma boa noite de sono quando sabem que elas serão úteis no futuro.  E o mais interessante é que os pesquisadores acreditam que o cérebro “taggeia”, ou marca de alguma forma, as memórias consideradas mais importantes enquanto você está estudando e as reforça durante o sono.

Portanto, a dica é manter a concentração enquanto estuda, tendo em mente que ela vai ser útil para você quando estiver fazendo o vestibular, Enem ou qualquer outra prova de sua escola, vai deixar seu cérebro mais alerta e aumentará as chances de que aquela nova memória fique bem consolidada.

Recomendados

Dormir com cobertores pesados ajuda contra insônia, estresse e ansiedade
Leia mais...
Insônia: dorme mal ou é ansiedade?
Leia mais...
Insônia: a doença que afeta 40% dos brasileiros
Leia mais...
Dicas para combater a insônia na menopausa
Leia mais...
Qual a melhor cor para dormir bem?
Leia mais...

0 comments

Responder