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A respiração adequada é um poderoso remédio contra a ansiedade.

Isso porque a ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, quando inalamos o ar com rapidez e maneira rasa. Por isso é possível perceber quem está sofrendo uma crise de ansiedade, já que a respiração está focada na parte de cima do corpo, de maneira rápida e curta.

O primeiro passo para se acalmar e retomar o equilíbrio do corpo, consiste em respirar fundo e de forma consciente, voltando a atenção ao momento presente. Veja agora exercícios de respiração para ansiedade em 5 etapas:

Alternância de narinas: um exercício simples que ajuda a respira melhor. Use o dedo indicador para tampar uma das narinas, e inspire. Em seguida, alterne e tampe a outra que foi utilizada para inspirar, e expire. Repita o processo algumas vezes até que consiga se acalmar e estabelecer o equilíbrio respiratório.

Respirando pelo diafragma: Esse exercício auxilia no controle do organismo e sistema nervoso, consiste basicamente na respiração profunda, observando o movimento do abdômen conforme respira. O importante do exercício é prestar atenção ao movimento, elevação do tórax, costelas, abdômen, e a projeção não natural para frente.

Respiração abdominal deitada: essa técnica pode ser usada principalmente antes de dormir, para aliviar a ansiedade e se preparar para um sono mais profundo. Consiste em deitar no escuro, com as mãos posicionadas sobre o abdômen, e iniciar a respiração profunda. O importante do exercício é estabelecer um ritmo, para isso basta contar os segundos da inspiração, e no mesmo tempo realizado, fazer a expiração, sempre pelo nariz.

Respiração quadrada: mais do que inspirar e expirar, esse treino requer uma pausa entra essas ações. Consiste em inspirar pelo nariz contando até 3, depois segure o ar nos pulmões por mais 3 segundos. Após isso, libere o ar na mesma contagem e segure-se sem ar por mais 3 segundos. Repita o processo algumas vezes.

Expiração alongada: caso sinta que a ansiedade e o estresse estão tomando conta, a respiração alongada pode ajudá-lo imediatamente. Basta adaptar a respiração quadrada e dobrar os segundos de inspiração, expiração e pausa.

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