15269215056472104

Dos luxos da vida de antes da chegada do bebê, o que mais parece fazer falta para os novos pais é o sono revitalizador. Dificilmente quem tem um bebê em casa consegue ter um sono de qualidade, por longas horas, sem interrupções. E como lidar com toda a novidade, excitação e mão de obra que um bebe exige, se o cansaço toma conta e não há tempo para se recuperar?

O desafio é não deixar o estresse tomar conta e perturbar esse momento tão especial que é a chegada do bebê. Para isso, algumas dicas podem ajudar a driblar a privação do sono e fazer com que essa fase passe sem grandes transtornos para saúde dos pais e do bebê.

1 – Lembre-se que como toda fase, essa também passará.

Apesar das noites curtas e o cansaço extremo, lembre-se sempre que se trata de apenas uma fase em que o bebê exige mais dos cuidados dos pais. O ciclo do sono do recém-nascido é mais curto, apesar de termos a sensação de que eles estão sempre dormindo, esse sono é picado e acontece em curtos intervalos que se intercalam entre mamadas e trocas de fralda. Porém, conforme o bebê cresce, os períodos de sono vão esticando, até que o bebê esteja apto para dormir uma noite inteira. E isso acontece antes de que possamos perceber.

2 – Tenha um tempo para você

Mesmo que seja impossível ter um sono revitalizador, tenha um tempo para cuidar de você e da sua saúde. Tomar um banho mais demorado, fazer uma caminhada, massagem ou até mesmo uma boa leitura, ajuda a tirar o foco e relaxar, recarregando mais uma dose de energia.

3 – Durma sempre que o bebe dormir

Por mais que as responsabilidades dos pais ultrapassem os cuidados com a criança, coloque o sono como prioridade. Aproveite o sono do bebe para dormir também, em vez de faxina , ou qualquer trabalho doméstico – deixe para quando estiver com as energias mais carregadas, ou peça ajuda para essas atividades.

4 – Evite café, chás e estimulantes: essas bebidas contem cafeína e em vez de ajudar a ficar acordado, elas atrapalham qualquer descanso que possa ter ao longo do dia.

5 – Divida as tarefas: com a rotina atribulada não hesite, peça ajuda! Seja para familiares, ou mesmo se tiver que contratar alguém, não deixe que as múltiplas atividades do dia a dia elevem o estresse em casa.

Recomendados

Como viver o puerpério sem estresse
Leia mais...
Uma noite sem dormir já acumula proteína ligada ao Alzheimer no cérebro
Leia mais...
Exercício de relaxamento muscular para dormir
Leia mais...
Transtornos de ansiedade mais comuns em crianças
Leia mais...

0 comments

Responder