A insônia é um mal do mundo moderno. Esse distúrbio é causado por vários fatores, que incluem o estresse, ansiedade e preocupações – e pode estar relacionada até mesmo aos alimentos que ingerimos.

Enquanto algumas bebidas e comidas dão sono, outras nos impedem de dormir. Confira abaixo alguns alimentos que podem estar roubando suas noites de sono:

  • Queijo: a suposição é que o queijo, antes de dormir, poderia provocar pesadelos. A grande verdade é que esse alimento tem grande quantidade de tiramina, que afeta a liberação de noradrenalina, produzida na região do cérebro responsável pelo sono MOR (movimentos oculares rápidos), relacionada aos sonhos. Porém, existem outros alimentos que contém tão ou mais tiramina que o queijo, e nem por isso são considerados “vilões do sono”.
  • Café: cada pessoa tem um nível diferente de tolerância à cafeína. Existem aqueles que devem manter distância do café, mesmo que ainda estejam longe do horário de dormir, e existem aqueles que podem tomar café tranquilamente, sem sofrer nenhum efeito. Porém, pesquisas recentes indicam que o café também pode ter impacto no sono ao desacelerar seu relógio biológico. O estudo mostrou que tomar um expresso duplo, três horas antes de deitar, atrasou a produção de melatonina em cerca de 40 minutos.
  • Açúcar: uma pesquisa provou que uma dieta rica em açúcar não é boa para dormir. Isso porque os açúcares dão ao corpo uma entrada de energia que não é ideal para esse momento.
  • Álcool: apesar de facilitar o sono, o álcool perturba os padrões e ciclos que ocorrem enquanto dormimos.
  • Pimenta: em pessoas mais sensíveis, a pimenta pode provocar indigestão e aumentar a temperatura do corpo – duas situações que atrapalham o sono.

Cada organismo reage de uma forma aos alimentos ingeridos mas, na dúvida, evite consumir o que você acha que pode interferir na sua boa noite de sono!

0 comments

Responder