Ter mais qualidade de vida é mais simples do que parece, e funciona quase que como uma fórmula para ser mais feliz. Então, por que ainda temos dificuldades em adotar um estilo de vida mais leve e não aplicamos atitudes simples que podem transformar nossa vida?

A correria do dia a dia e o atropelo com que encaramos as obrigações em nossa rotina, fazem com que poucas vezes haja tempo para pensarmos e planejarmos a nossa vida. Refletir sobre o que aspiramos, sobre o que nos faz sentir bem, observar e valorizar pontos positivos e os fatos que realmente importam, ficam de lado em meio a tantas obrigações e pensamentos práticos com relação ao que devemos ser e fazer.

Qualidade de vida está diretamente relacionada a hábitos positivos e à forma com que encaramos as situações em nosso dia a dia. Seguindo alguns passos básicos e incorporando-os em nossa rotina pode ser uma boa forma de atingirmos a sonhada qualidade de vida e, por consequência, sermos mais felizes e saudáveis.

1. Começando pela alimentação
Adotar uma alimentação equilibrada, saudável e completa em nutrientes e vitaminas é fundamental para uma boa qualidade de vida. Tudo o que ingerimos afeta nosso modo de vida, humor e disposição. Em logo prazo, uma boa alimentação previne o aparecimento de doenças e combate o envelhecimento.

2. Exercícios físicos na rotina
Encaixar os exercícios físicos na rotina, a princípio, parece torná-los mais uma obrigação. Porém, a prática de exercícios regularmente traz muitas vantagens: faz bem para a saúde do corpo e da mente, à medida em que representa um tempo voltado somente para nós mesmos. Os exercícios proporcionam o controle do peso, uma vida mais saudável, além de gerar uma série de reações, em nosso organismo, responsáveis pela sensação de prazer e satisfação. Cuidado: o bem-estar gerado pela prática de exercícios físicos pode viciar positivamente!

3. Pausa para balanço
As vezes tudo que o nosso corpo e mente precisam é de um pouco de descanso, e a rotina enlouquecedora em que vivemos poucas vezes permite isso. Mesmo que estejamos de folga, nossa cabeça está sempre alerta, conectada e trabalhando.
Conquistar qualidade de vida significa buscar atividades que fujam da rotina, nos ocupem prazerosamente e nos façam curtir mais o presente, e o melhor é quando isso pode ser feito com frequência. Dar uma “desligada” nos ajuda a recarregar as energias para que, ao final, possamos voltar à nossa rotina com força total!

4. Favorecer os relacionamentos interpessoais
Cada vez mais está em pauta temas como a empatia, que nada mais é do que a habilidade de nos colocarmos no lugar dos outros. Em tempos de intolerância, em que os interesses individuais são colocados como prioridade, percebemos uma sociedade mais fechada e cercada pelo egoísmo. Favorecer relacionamentos interpessoais, cultivar antigas amizades e promover um círculo social ativo, ajuda a prevenir sentimentos como solidão, desamparo e até mesmo a depressão.

5. Manter uma rotina organizada
Organizar a rotina não significa preencher o dia inteiro com obrigações que devem ser seguidas à risca, mas sim planejar. Quando planejamos nossa rotina, podemos aproveitar melhor o tempo livre e encaixar atividades que sempre deixamos de lado por falta de tempo.

6. Pensamentos positivos sempre!
Já ouviu dizer que coisas boas atraem coisas boas? A verdade é que pensar negativo não ajuda em nada. Pensar positivo nos torna mais otimistas, motivados, dispostos, com bom humor e felizes. Naturalmente, pessoas felizes e satisfeitas conquistam mais seus objetivos e dão mais atenção ao que realmente importa, do que aqueles que tendem a encarar a vida de forma negativa.

7. Gentileza gera gentileza
Já fez a sua boa ação hoje? Muitas vezes boas ações não significam participar de algum trabalho voluntário, ou fazer doações em dinheiro a quem necessita. Às vezes apenas um sorriso, um gesto de solidariedade ou um ato de gentileza pode tornar a sua vida e a dos outros muito melhor. Faça esse teste quando sair de casa!

0 comments

Responder