A pandemia tem causado um grande desgaste psicológico. Nossa mente está o tempo todo trabalhando, pensando em questões como trabalho, contas, educação dos filhos, e uma série de outras coisas que nos deixam sobrecarregados, física e emocionalmente.

Uma alternativa para driblar um pouco essa sobrecarga é fazer atividades que tragam relaxamento ao mesmo tempo que você exercita a sua mente. Pessoas idosas são mais vulneráveis ao desgaste da memória já que, além da idade, são os mais afetados com o isolamento social.

Por isso, tente transformar o momento de reclusão em casa em um momento de aprendizado. Pode ser um idioma, tocar um instrumento, uma receita ou costura. Pense em algo que te deixe feliz ao mesmo tempo que aprende, já que o importante aqui é ser algo que te dê prazer, sem ser uma obrigação.
Outra possibilidade são os jogos. Existe uma infinidade de jogos que estimulam a função cerebral, que vão desde jogos de cartas como paciência, até jogos mais difíceis, como Sudoku ou Mahjong. Caso você seja mais tradicional, os quebra-cabeças são ótimas opções de entretenimento.

E se você é daquele que precisa de algo a mais, pode tentar a meditação. Ela contribui para o equilíbrio emocional, foco, concentração, criatividade e melhora do humor. Essa técnica requer prática, então mantenha uma rotina diária e você verá que os resultados aparecerão conforme seus avanços. Essas orientações você encontra em apps e vídeos disponibilizados na internet.

O importante é manter-se ativo, buscando sempre a sua melhor versão! E você, o que faz para deixar sua mente ativa? Deixe nos comentários.

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