
O isolamento social e a prática da quarentena trouxeram mudanças bruscas na rotina e nos hábitos da população, principalmente no que diz respeito à alimentação.
Pessoas que trabalhavam fora estavam habituadas com restaurantes, da mesma forma que a rotina corrida poderia não deixar muitas opções de alimentos saudáveis. Por outro lado, ficar em casa e conter a tentação de comer o dia inteiro pode não ser tarefa fácil.
Segundo especialistas, o segredo está em manter a “alimentação, corpo, emoções e mente equilibrados”. Isso implica na diferenciação entre a fome fisiológica da fome emocional. Além da manutenção de outros hábitos que ajudem a controlar a ansiedade, como a prática de exercícios físicos e a meditação.
Na alimentação, o segredo pode estar em priorizar os alimentos “de verdade”, ao invés de seguir o caminho da restrição. E sobre o consumo de doces e industrializados, a moderação pode ser o melhor caminho.
Outro cuidado que deve ser tomado, é com relação ao abuso de bebidas alcoólicas, que em períodos de quarentena pode ter seu consumo aumentado.
Uma dica importante é não comprar os doces e produtos não saudáveis, mas que são irresistíveis. Por outro lado, invista nas frutas e deixe-as sempre à disposição.
0 comments