Um neurocientista, Matthew Walker, autor do livro Why We Sleep, tentou explicar o que a falta de sono pode causar em nosso corpo. De acordo com o pesquisador, o impacto da insônia vai muito além de sentir-se cansado e de mal humor durante o dia, confira abaixo:

1. A falta de sono impede que o cérebro crie novas memórias.

2. Pouco sono impulsiona a produção da proteína Beta Amilóide, associada à doença de Alzheimer.

3. Dormir por seis horas ou menos por noite afeta o sistema reprodutor dos homens.

4. A privação do sono tem um impacto no sistema imunológico anunciando um risco de desenvolver várias formas de câncer.

5. Pessoas que sofrem de insônia podem desenvolver problemas cardíacos e ter uma redução natural da pressão arterial.

6. Após uma atividade cerebral contínua de 19 ou 20 horas, a capacidade mental fica tão comprometida que se torna tão deficiente quanto o cérebro de uma pessoa embriagada.

7. A falta de sono desequilibra a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, provocando nervosismo, estresse, tensão e podendo chegar a depressão.

8. A falta de sono também pode ser sinônimo de diminuição da produção de Tsh, o hormônio que estimula a atividade da tireoide, resultando no início do hipotireoidismo.

9. Dormir pouco pode ajudar também a engordar, já que aumentam-se a produção do hormônio grelina, que sinaliza a fome, enquanto a de leptina, que indica saciedade, diminui.

10. Até mesmo a saúde ocular pode ficar comprometida. Durante o sono, o tônus muscular se reduz para permitir que os músculos sejam eficientes e regenerados, isso também serve para os músculos dos olhos.

0 comments

Responder